sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ruth Rocha

Essa escritora sempre fez parte da minha vida como contadora de historias.Amo suas historias!
Por isso resolvi fazer essa homenagem no meu blog! Vamos lá?


Ruth Rocha nasceu em 1931 na cidade de São Paulo. Filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma infância alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa época muitas chácaras por onde Ruth passava, a caminho da escola - estudava no Colégio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco. 
É graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casada com Eduardo Rocha, tem uma filha, Mariana e dois netos, Miguel e Pedro. 
Durante 15 anos (de 1956 a 1972) foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco, onde pôde conviver com os conflitos e as difíceis vivências infantis e com as mudanças do seu tempo. A liberação da mulher, as questões afetivas e de auto-estima foram sedimentando-se em sua formação.

Começou a escrever em 1967, para a revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora, redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis. 
Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.
Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em sua obra, essa influência se traduz pelo seu interesse nos problemas sociais e políticos, na sua tendência ao humor e nas suas posições feministas. 
Seu livro de forte conteúdo crítico, “Uma História de Rabos Presos”, foi lançado em 1989 no Congresso Nacional em Brasília, com a presença de grande número de parlamentares. Em 1988 e 1990 lançou na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York seus livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” para crianças e “Azul e Lindo – Planeta Terra Nossa Casa”.
Participou durante seis anos do programa de televisão Gazeta Meio-Dia como membro fixo da mesa de debates. 
Em 1998 foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Ganhou os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira do Livro, cinco Prêmios “Jabuti”, da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras, Prêmio João de Barro, da Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros.
Seu livro mais conhecido é “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias.
Em 2002 ganhou o prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge. Também nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB – Associação Mundial de Escritores no Rio de Janeiro. 
Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.



Segue abaixo a lista de livros de Ruth Rocha que recomendo:
 A menina que aprendeu a voar
- Admirável mundo louco
- Aladim e a lâmpada maravilhosa
- Alvinho, o edifício City of Taubaté e o cachorro Wenceslau
- Carmem
- Catapimba e sua turma
- Romeu e Julieta
- De repente dá certo
- Declaração universal dos Direitos Humanos
- Faz muito tempo
- Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias
- Nicolau tinha uma idéia...
- O que os olhos não vêem
- O rei que não sabia de nada
- Azul e lindo: o planeta Terra, nossa casa
- O velho, o menino e o burro
- Odisséia
- Pedrinho Pintor e outras histórias
- Quando a escola é de vidro
- Quem tem medo de dizer não?
- Romeu e Julieta e outras histórias
- Sapo-vira-rei-vira-sapo - a volta do reizinho mandão
- Uns pelos outros
- Viva a macacada
- O rato do campo e o rato da cidade
- As dúvidas que eu tenho: inteligência emocional para crianças
- Atrás da porta
- Historinhas pescadas 


Sou super fã de Ruth Rocha
Gostaram das dicas?
Precisa ler pra se apaixonar também.
Beijinho de luz,
Tia Valéria.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dicas de segurança para o carnaval





Para que nada atrapalhe a alegria e diversão dos goianienses e turistas no Carnaval 2012, que acontece entre os dias 18 a 21/fevereiro, a Polícia Militar de Goiás através do Comando do Policiamento da Capital preparou um esquema especial de policiamento através de Bloqueios nas principais avenidas de Goiânia e patrulhamento preventivo nas áreas residenciais, tendo em vista o grande número de pessoas que se ausentam da cidade.  

Mas, para obtermos um bom resultado é importante que todos sejam conscientes de que Segurança Pública é responsabilidade de todos (artigo 144 da Constituição Federal), e algumas dicas são importantes para que a população faça a prevenção primária:





Nas ruas ou em eventos

•    Não ostente alta quantia de dinheiro em locais em que há grande aglomeração de pessoas;
•    Conduzir objetos de valor com você ou em carros pode chamar atenção de marginais;
•    Não use caixas eletrônicos em lugares ermos ou em horários noturnos;
•    Não reaja a assaltos, tente observar características da pessoa e se está usando algum veículo, isto é importante para que a PM faça abordagens à procura do criminoso;
•     Ande sempre acompanhado de pessoas conhecidas, não aceite convite de estranhos;
•    Não freqüentes lugares desconhecidos, ermos  e isolados;
•    Evite discutir com pessoas estranhas, nunca se sabe como o outro pode reagir;
•    Caso alguém te agrida, vá até a Delegacia de Polícia local e registre a ocorrência, dependendo da gravidade da lesão, medique-se primeiro. Faça o exame de lesões corporais (“corpo de delito”) no Instituto médico Legal (IML) ou em outro órgão que a Policia indicar.
•    Forneça á Policia seus dados corretamente e, se possível, também referentes ao agressor e as testemunhas.
•    Em caso de pessoa desaparecida, mantenha a calma. Registre a ocorrência na Delegacia de Polícia. Forneça todos os detalhes possíveis, como características físicas, roupas que a pessoa estava usando, quando foi vista pela ultima vez etc. se possível, leve fotografia da pessoa desaparecida;
•    Se a pessoa retornar antes que a Polícia a localize, comunique o fato, para interromper as buscas.



Em casa 
•    Certifique que as trancas e fechaduras estejam em bom estado para dificultar a ação dos criminosos;
•    Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões, já que deixá-los à mostra demonstra que o morador não está na residência;
•    Desligue as campainhas eletrônicas. Criminosos costumam apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local;
•    Deixar as luzes acesas pode indicar ausência de pessoas no local, o melhor é apagá-las;
•    Informe aos seus visinhos de confiança que você estará ausente, deixe telefones para contato, caso haja necessidade;
•      Tenha sempre em mãos o telefone da viatura do seu bairro, consulte o SITE: WWW.pm.go.gov.br






No carro
•    Se for para o evento de carro, preste atenção ao movimento antes de estacionar na rua. Muitos criminosos abordam as vítimas nesta hora;
•    Manter a calma no trânsito é uma dica fundamental. Não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, principalmente à noite;
•    Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, também opte por não correr riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado;
•    Se beber lembre-se da máxima: NÃO DIRIJA;
•    Todo cidadão que perceba uma situação de fundada suspeita deve acionar a PM por meio do telefone direto da viatura ou pelo número 190. O serviço funciona 24 horas.



Fonte: Comando do Policiamento da Capital (GOIANIA-GOIAS)


Gostaram da dicas?
Todo cuidado é pouco!
Bom feriado, bom carnaval!
Beijinhos de luz.
Tia Valéria.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rio, O filme





Rio é um animação 3D dos mesmo criadores de “Idade do Gelo”. Situado na magnífica cidade do Rio de Janeiro e nas florestas exuberantes do Brasil, a aventura-comédia conta a história de Blu, uma arara azul rara que pensa que é a último de sua espécie.




 Quando Blu descobre que há uma outra – e que ela é ela – ele deixa o conforto de sua gaiola em uma pequena cidade de Minnesota e vai para o Rio de Janeiro. Mas longe de ser amor à primeira vista entre os domesticados e incapacitado de voar e a feminista e independente, que voa alto, Jewel.


Inesperadamente jogado juntos, eles embarcam na aventura de uma vida, onde aprendem sobre amizade, amor, coragem e estar aberto às muitas maravilhas da vida. ‘Rio’ reúne uma fauna de personagens vibr antes, uma história comovente, mergulhos coloridos, uma música latina contemporânea e cheia de energia.


Uma dica bacana pra assistir com as crianças nesse feriado de carnaval!
Meu filhote adora!
Gostaram?
Beijinhos de luz.
Tia Valéria.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Carnaval:Instrumentos de sucata


O canaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.

Minha sugestão é bem simples:Instrumentos de sucata!
Quem ai nunca bateu lata ou inventou brinquedos pra fazer barulho?
Doce infância...
vamos lá ?

Pandeiro



Material

·                     1 prato de vaso
·                     8 tampinhas achatadas
·                     arame
Pondo a mão na massa:


1.            Um adulto deve abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).
2.            Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3.            Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.
4.            Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.
Como tocar: Toque na seqüência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão.

chocalho




Material:
·                     1 latinha de refrigerante
·                     pedrinhas
·                     fita adesiva
Pondo a mão na massa:


1.            Lave a latinha de refrigerante.
2.            Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher cerca de 1/3 da latinha.
3.            Tape o furo com a fita adesiva.
Como tocar: Balance o chocalho no ritmo da música.



Tantans




Material:


·                     Duas latas com capacidades diferentes
·                     um cordel com cerca de dois metros
·                     plástico forte
·                     linha de costura grossa
·                     tesoura


Pondo a mão na massa:
Prenda e estique bem o plástico em cada uma das latas. Esta operação deve ser feita por duas pessoas: uma ata e a outra vai esticando o plástico. Depois das duas latas, terem o respectivo plástico bem esticado, prenda uma lata à outra, de tal modo que os plásticos fiquem à mesma altura. Decore como preferir.


Como tocar: É importante que os TAN-TANS, tenham o plástico bem esticado. Com a ponta dos dedos bata ritmadamente no tambor maior e depois no pequeno ou vice-versa. Segure-os entre as pernas, para poder utilizar as duas mãos para tocar.
Fonte: Educar já

Gostaram?
Experimente!
As crianças irão  adorar!!!
beijinhos de luz,
Tia Valéria.

A origem do carnaval



O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.





quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cuidado com as piscinas!




Se você tem piscina em casa, ou costuma frequentar algum clube juntamente com seus filhos. É essencial que se mantenha alerta para os cuidados necessário que se devem ter com crianças próximas a piscina; o mesmo é válido para praias.

Piscinas:

1Jamais deixe seu filho sozinho em uma piscina, seja rasa ou não. Esteja próxima, e se ele for pequenino esteja com ele, não se descuide nem por um minuto. Um simples descuido é suficiente para que ele afunde e se afogue. Isso vale para os banhos na banheira em casa também, não o deixe NUNCA  sozinho. Não sou fatalista, sou realista.
2- Caso você tenha piscina em casa e não possa estar sempre por perto, instale equipamentos de alarme de aproximação nas bordas da piscina, ou seja, quando seu filho aproximar-se das bordas o alarme irá soar, assim será facil chegar alguem a tempo para evitar que ele caia na piscina.
3- Atenção REDOBRADA com os ralos da piscinas e aparelhos de succção e higienização da agua, instalados na mesma. Se tiver piscina em casa cuide para que a capacidade de sucção do aparelho seja adequada ao tamanho e quantidade de metros cubidos de agua que contem a piscina, caso contrario pode ocorrer algum erro na instalação ou manutenção e o aparelho ser de maior potencia que o necessario; exercendo assim uma força de sucção maior do que o necessario, podendo ocasionar acidentes.

Praias:

1- Não deixe seu filho sozinho na agua e nem na areia.
2- Caso seu filho entre na agua, acompanhe-o e esteja atenta para o limite de segurança da praia.
3- Esteja atenta para as praias que estão proibidas de frequencia, devido a sujidade da água


Gostaram das dicas?
Fiquem espertos!
Todo cuidado é pouco.
Beijinhos de luz,
Tia Valéria.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cyberbullying: a violência virtual



Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender


Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas "imperfeições" - e não perdoam nada. Na escola, isso é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: 

bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como

 "intimidar" ou "amedrontar").


 Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo. 

 No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo. 

- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem. 

- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência. 
A tecnologia permite que a agressão se repita indefinidamente.
 A mensagem maldosa pode ser encaminhada por e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo e uma foto publicada na internet acaba sendo vista por dezenas ou centenas de pessoas, algumas das quais nem conhecem a vítima. "O grupo de agressores passa a ter muito mais poder com essa ampliação do público", destaca Aramis Lopes, especialista em bullying ecyberbullying e presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
 Ele chama a atenção para o fato de que há sempre três personagens fundamentais nesse tipo de violência: o agressor, a vítima e a plateia. Além disso, de acordo com Cléo Fante, especialista em violência escolar, muitos efeitos são semelhantes para quem ataca e é atacado: déficit de atenção, falta de concentração e desmotivação para os estudos.

Esse tormento permanente que a internet provoca faz com que a criança ou o adolescente humilhados não se sintam mais seguros em lugar algum, em momento algum. Na comparação com obullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro. Agora, com sua intimidade invadida, todos podem ver os xingamentos e não existe fim de semana ou férias. "O espaço do medo é ilimitado", diz Maria Tereza Maldonado, psicoterapeuta e autora de A Face Oculta, que discute as implicações desse tipo de violência. Pesquisa feita este ano pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.


fonte:http://revistaescola.abril.com.br

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mamãe,para onde as pessoas vão quando morrem?



Numa simplificação da tradição judaico-cristã, é comum responder que quem morre vai para o céu. Não é errado recorrer a essa saída, mas é provável que a criança fique insatisfeita com tal fórmula
 Até os 4 anos, pode-se falar de morte a partir do convívio com plantas e animais. "A plantinha nasce, cresce e morre" é um jeito de a criança começar a entender que a morte é o fim natural de um processo de desenvolvimento. Mentir a respeito da morte ou fantasiar demais impede que ela aprenda a enfrentar o luto. Segundo os psicólogos, mais importante do que explicar a situação ao filho é a forma como se reage a uma perda: os pequenos aprendem a lidar com a morte observando as reações dos adultos

• A partir de 5 anos, a criança se interessa mais por assuntos relacionados ao ciclo da vida e, consequentemente, surgem as sensações de medo e insegurança. Por isso, quando ela as manifesta, deve ser estimulada a falar a respeito e a expor seus sentimentos e teorias sobre a morte. Se a família é religiosa, os pais já podem abordar o tema de acordo com suas crenças

• Para os maiores de 8 anos, diga que quando uma pessoa morre seu corpo é colocado dentro de um caixão e recebe um funeral. Acrescente que, na verdade, ninguém sabe exatamente o que acontece depois da morte. Mas faça isso de forma que a morte seja encarada como algo tão natural quanto o nascimento

Esse assunto é muito delicado.Pois no momento da dor, ficamos sem saber o que dizer.
Mas tenha calma e fale de uma forma simples, sem fantasias.
E  tente confortar o coração do pequeno com boas lembranças.
Beijinho de luz!
Tia Valéria.