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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fadinha do dente


Hoje, meu peixinho  recebeu a tão esperada visita da fadinha do dente!! Ela passou por aqui e levou embora seus primeiros dentinhos de leite, que dará lugar aos dentões de menino grande que já está dando as caras na gengiva dele.


Manda a tradição que quando a criança perde seu primeiro dentinho, a fada boazinha traga um presente, que pode ser algo simbólico, podem ser moedinhas ou pode ser o que você achar que seu filho merece e você pode pagar/realizar (sim, porque nem todos bom presente cabe numa caixa ou custa dinheiro!).

Hoje em dia há uma mania que eu acho simplesmente a pior possível: 
presentear a criança que perde seu primeiro dente com balas e pirulitos – exatamente aquilo que ela NÃO precisa para ter dentes definitivos saudáveis e bonitos!
A perda do primeiro dente deveria ser exatamente o momento de ensinar à criança que de agora em diante, mais do que nunca, é importante cuidar da higiene bucal, cuidar com o que se come, etc. O novo dente é para sempre, e se ele vai ser bonito ou feio, forte ou fraco, vai depender muito de como a criança cuidará dele. Um aprendizado e tanto! Momento de reforçar conceitos importantes sobre higiene e cuidados com a saúde!
A conversa não precisa ser séria, não precisa ser em tom de brincadeira ou reprovação, apenas um bate papo entre pais e filhos que se amam. Palavras de pais que se preocupam com o futuro da saúde dos seus filhos.

O que eu considero o melhor presente? 
Uma escova de dentes nova, daquelas bem bonitonas.
Se der, pode ser até uma daquelas com motorzinho, que vai com certeza divertir muito o seu filho!
Gostaram da dica?
Beijinhos de luz,
Tia valéria.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Por que os dias da semana têm "feira" no nome?



"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.
 Mas espera aí: se feira é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis?
Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses conti- nuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.
É dia de feira
Em outras línguas, o mais comum é homenagear deuses ou astros nos dias da semana
Língua, dia da semana - Espanhol / Mesmas explicações do Francês e Italiano
Domingo - Domingo / Dia do Senhor
Segunda-feira - Lunes / Dia da Lua
Terça-feira - Martes / Dia de Marte
Quarta-feira - Miércoles / Dia de Mercúrio
Quinta-feira - Jueves / Dia de Júpiter
Sexta-feira - Viernes / Dia de Vênus
Sábado - Sábado / Dia do shabbat
Língua, dia da semana - Sueco / mesmas explicações do norueguês
Domingo - Söndag / Dia do Sol
Segunda-feira - Måndag / Dia da Lua
Terça-feira - Tisdag / Dia de Tyr, deus nórdico da guerra
Quarta-feira - Onsdag / Dia de Woden ou Odin, deus supremo dos nórdicos e pai de Tyr
Quinta-feira - Torsdag / Dia de Thor, deus nórdico do trovão
Sexta-feira - Fredag / Dia de Freyja, mulher de Woden e deusa da beleza
Sábado - Lördag / Dia do banho
Língua, dia da semana - Alemão
Domingo - Sonntag / Dia do Sol
Segunda-feira - Montag / Dia da Lua
Terça-feira - Dienstag / Dia de Tyr
Quarta-feira - Mittwoch / Média semana
Quinta-feira - Donnerstag / Dia do trovão
Sexta-feira - Freitag / Dia de Freyja
Sábado - Samstag / Dia do shabbat
Língua, dia da semana - Inglês
Domingo - Sunday / Dia do Sol
Segunda-feira - Monday / Dia da Lua
Terça-feira - Tuesday / Dia de Tyr
Quarta-feira - Wednesday / Dia de Woden
Quinta-feira - Thursday / Dia de Thor
Sexta-feira - Friday / Dia de Freyja
Sábado - Saturday / Dia de Saturno


Essa foi a pergunta que meu aluno keven me fez! Está aí a resposta! Bons estudos!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Adoção no Brasil



O Brasil tem atualmente 27.298 pessoas dispostas a adotar. É o que mostra o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), segundo dados apurados em 10 de janeiro. O CNA foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para reunir informações acerca de pretendentes e de quem está à espera de uma nova família.
De acordo com a consulta, o número de crianças e adolescentes disponíveis para adoção mantém-se menor que o de interessados: 4.985 no país. O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador do Cadastro Nacional de Adoção, Nicolau Lupianhes Neto, explicou que o banco de dados tem como objetivo acelerar o procedimento de adoção e possibilitar a realização de políticas públicas na área. Ele ressalta que o CNA também contém informações sobre o perfil dos pretendentes e que “estes são os mais variados”.
Com relação à idade, por exemplo, a maior parte dos pretendentes se concentra no grupo de 41 a 50 anos (10.741). O segundo maior grupo é composto por pessoas de 31 a 40 anos (8.533). Na sequência, estão os grupos formados por aqueles com mais de 61 anos de idade (3.456), que tem de 51 a 60 anos (3.281) e que tem de 21 e 30 anos (1.001). Dos pretendentes, 6.670 tem filhos biológicos. Outros 2.566 têm filhos adotivos.
A maioria dos interessados são casais: 21.747 do total de inscritos no CNA. Ainda de acordo com o cadastro, pessoas em união estável somam 2.286, divorciados 502, viúvos 209 e separados judicialmente 197.
No que diz respeito à renda, é maior o número de pretendentes que ganham de três a cinco salários mínimos – somam 6.525 do total de inscritos. Aqueles com renda de cinco a 10 salários chegam 5.929. De dois a três salários, somam 4.236; de um a dois salários, 3.525 e de 10 a 15 salários, 2.269.
A maior parte dos interessados em adotar reside em São Paulo, onde estão 7.330 do total de inscritos no CNA. Também ocupam lugar no ranking dos cinco estados com mais pretendentes, respectivamente, Rio Grande do Sul (4.278), Paraná (3.859), Minas Gerais (3.581) e Santa Catarina (2.076).
Cadastro - O CNA foi criado em abril de 2008. Nicolau Lupianhes destacou a importância dessa ferramenta. “A possibilidade de adoção passou ser nacional com o CNA. Antes os pretendentes tinham que comparecer a diversos juízos a fim de se habilitar. Com a criação do cadastro nacional, essa habilitação passou a ser nacional”, afirmou.
Giselle Souza
Agência CNJ de Notícias

Alfabetário do Professor




Brincadeira bem humorada para registrar as palavras que todo Educador tem em mente.
Teste seus esquemas mentais e sugira novos vocábulos em “comentários”:

A = alfabetização, aprendizagem, avaliação, aluno, atividade, afetividade
B = bê-a-bá, brincadeira
C =  continuidade, crescimento, conteúdo, cognição
D = diversidade, diversão, direitos, deveres, desenvolvimento
E = escrita, educação, espaço, entrosamento
F = facilitador, familia
G = globalização, geração
H = habilidade
I = inteligências, individualidade
J = juventude, jogo
L = livro, leitura
M = metodologia, maturidade, memória, metáfora, música
N = novidade, norte
O = objetivo
P = professor, plano, projeto, participação, produção
Q = qualidade, querer
R = relação, roteiro, reflexão, reabilitação, resgate
S = sondagem, sucesso, social
T = tendência, tradicional, tempo
U = utilidade
V = verdade, vida
X = xícara (um professor normalmente não fica sem um cafezinho!)
Z = zelo.

Boa semaninha!!!


sábado, 28 de janeiro de 2012

Guarda compartilhada


Um filho, Duas casas 

Como hoje é sábado, muitos dos meu alunos e filhos de amigas separadas foram passear na casa do papai.Pelo bem de criança, muitos casais separados optaram pela Guarda Compartilhada.
Essa semana foi assunto na minha turminha.Vamos entender um pouquinho?
Guarda compartilhada
O QUE É? Trata-se de um tipo de guarda aprovada em 2008 na qual tanto o pai quanto a mãe permanecem responsáveis pelos filhos, ficando a cargo de ambos as principais decisões relativas à criança.
QUAIS AS OBRIGAÇÕES E DEVERES DE CADA GENITOR? Pai e mãe devem compartilhar as questões relativas à saúde, educação e formação dos filhos. Em relação ao convívio, a frequência deve ser estipulada em um acordo amigável ou em juízo. É comum haver uma “democratização” do tempo de ambos os pais com os filhos e essa divisão não precisa ser exatamente igual para cada um. A pensão alimentícia continua existindo, mas, na medida em que a criança passa mais tempo com os dois genitores, pode haver uma negociação para redução do valor em relação ao que seria pago na guarda unilateral.
COMO OBTER ESSA GUARDA? Pode ser obtida em acordo ou ser legalmente requerida, ficando a cargo do juiz a decisão.
TÃO LONGE, TÃO PERTO
Quando o editor de livros Analdino Paulino Neto, 56 anos, e a assistente odontológica Cássia Marciano, 36, decidiram se separar, a filha Amanda tinha 2 anos. Os seis anos seguintes foram de brigas e disputas judiciais. Neto lutou para obter a guarda compartilhada, mas foi em vão. Até que, aos 8 anos, a própria Amanda pediu à mãe para ficar mais com o pai. O ex-casal finalmente entrou em acordo e dividiu a guarda da menina. Nessa altura, Neto já morava em São Paulo enquanto a filha continuava em Goiânia. Mesmo assim, a relação ficou mais próxima. As visitas variam conforme o trabalho de Neto, mas ele faz questão de ir a Goiânia pelo menos uma vez por mês. Em fevereiro, no aniversário de 12 anos da filha, todos se reuniram outra vez: o ex-casal, a filha e ambas as famílias. Cássia reconhece hoje a felicidade de Amanda e está satisfeita com o novo modelo que a família escolheu.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CRACK-No meio do caminho tinha uma pedra!



Hoje vi uma moça que estudei nas séries iniciais.
Fiquei muito chocada com a cena! 
Uma moça pálida,magra...um zumbi ambulante.Estou tao impressionada que resolvi fazer este post para esclarecer alguma duvidas.Vai aí o resultado da pesquisa!
Pela forma de uso, o crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. A droga é de fácil acesso, sem cheiro, de efeito imediato e aprisiona pacientes e seus familiares. O baixo custo da pedra – em torno de R$ 5 – revela-se ilusório. Empurrado para o precipício da fissura, o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia. Desfaz-se de todos os bens, furta de familiares   e amigos  e, por fim, começa a cometer crimes.

O que é

A pedra de crack é produzida com a mistura de cocaína e bicarbonato de sódio ou amônia. Sua forma sólida permite que seja fumada.

Como é o uso

O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.

O efeito

O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.

A dependência

A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente.

Vício não tem cura

Para não recair, a força de vontade e o apoio famílias são essenciais.




Para encontrar ajuda

Mesmo que difícil e com poucos exemplos que sirvam de comprovação, é possível que um usuário de crack se recupere do vício. A epidemia mata e destrói famílias, mas pode ser vencida. 
Conheça lugares que abrigam essa luta e leia histórias que inspiram e comovem. A maioria, infelizmente, de desfecho trágico. 











Saiba mais no site:http://zerohora.clicrbs.com.br 

A chegada de um novo irmãozinho

Imagine para uma criança o que significa dividir, além dos seus brinquedos, o carinho e a atenção de seus pais.
 A criança mais velha sentirá ciúmes sim, e, particularmente, se a diferença de idade for maior que 2 anos. A maneira como ela vai lidar com isso vai depender da forma com que a mãe e o pai irão proceder com a vinda do novo bebê.

Veja abaixo algumas dicas para que a chegada do novo irmãozinho seja a mais tranquila possível:

*Todas as alterações na vida do irmão mais velho devem ser feitas antes do segundo filho nascer, para que ele não associe as mudanças à chegada do irmãozinho.
*Deixe que o primogênito sinta o bebê na sua barriga, assim ele vai se acostumando com o novo irmão e entenderá as mudanças e as transformações que irão acontecer com a mamãe.
*Leve seu filho em uma ou duas consultas pré-natais, e em especial ao ultra-som. Mas não esqueça de levar ao consultório um lanche, livro, ou brinquedo predileto, para o caso de haver uma longa espera.
*Não diga coisas como: “Não  se preocupe, pois mesmo com a chegada do novo bebê nós vamos continuar a gostar de você” - por mais bem  intencionadas que sejam, tais afirmações podem causar preocupações em seu filho. Ele pode se sentir incapaz de competir com o bebê.
*Envolva seu filho nos preparativos que lhe demonstre interesse: a escolha dos móveis, roupas e brinquedos para o quarto do bebê. Deixe-o até escolher sozinho uma ou duas coisas baratinhas, pois ele irá se sentir participativo.
*Apresente ao seu filho os nomes que você pensa em dar ao bebê, integrando-o nesse processo de escolha. Mas lembre-se, é claro, que a escolha final é sua e do papai.
*Se o papai até agora não esteve muito envolvido nos cuidados com a criança, comece a trazê-lo para as rotinas de alimentação, banho e hora de dormir, para que ele possa substituí-la da melhor forma quando você estiver no hospital ou ocupada com o novo bebê.
*À medida em que a data do parto se aproxima, prepare seu filho sobre o fato de você precisar passar algum tempo no hospital quando o bebê chegar. Peça a ele ajuda para arrumar as malas. Certifique-se de que a pessoa que ficará com ele está completamente familiarizada com sua rotina.
*Após o nascimento do bebê, você pode pedir para o seu filho mais velho auxiliar nas tarefas com o irmãozinho, como ajudar a dar banho, escolher a roupa que ele irá vestir, etc, dando sempre um enfoque positivo para criar uma simpatia mútua.
*O pai nesse período tem um papel muito importante. Por ter mais tempo disponível que você, ele pode se dedicar ao mais velho, como levá-lo a passeios, teatro, e outras atividades. É uma excelente oportunidade de aproximação entre eles.
*Acostume seu filho a passar menos tempo sozinho com você. Se você nunca o deixou com uma babá e vai precisar fazê-lo depois que o bebê chegar, comece a deixá-lo com a babá por curtos períodos ao dia.


Estes procedimentos visam somente diminuir as crises de ciúmes, que dificilmente irão acabar. O comportamento do filho mais velho varia de criança para criança. Uns ficam mais tímidos, outros mais chorões. Há os que ficam mais nervosos ou mais agressivos. Uns retrocedem e outros resolvem ser mais independentes.

Com o tempo, o mais velho irá perceber que não perdeu nada, e o ciúme diminuirá. O melhor a fazer nos momentos mais difíceis com a criança mais velha é dar mais carinho para que ela se sinta amada. Posteriormente, tudo se resolverá e eles se tornarão irmãos e amigos inseparáveis.
 
Esse post dedico a minha amiga Elis,que vai ser mamãe de um meninão. Parabéns amiga!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mesa inteligente





Sincronizar gadgets e utilizar o melhor de cada um é cada vez mais nosso objetivo. Trabalhar de forma organizada com eles, computador e papelada é um desafio. Por sorte, estão trabalhando em mesas para tornar a tarefa mais fácil e o ambiente de trabalho mais bonito.

A Microsoft tem a Surface Technology, então Adam Benton fez o conceito de uma ideia semelhante, mas para produtos da Apple.

A mesa sincroniza com o iMac, compartilhando o papel de parede e virando uma enorme segunda tela. Espaços para o touchscreen são delimitados pelo usuário, assim como barras de ferramentas e muito mais.

Outros dispositivos também são sincronizados assim que entram em contato com a superfície. É tudo controlável e customizável, de forma que seu desktop saia do computador e chegue ao mundo real.

Por enquanto é apenas um conceito, mas não duvido que em breve se tornerá realidade.



fonte:http://blogs.pop.com.br/tecnologia/mesa-inteligente/#more-14003

Vida em Vênus




Na verdade, um russo, Leonid Ksanfomaliti, escreveu um artigo para a revista científica russa Solar System Research (Pesquisa do Sistema Solar) afirmando que há vida em Vênus baseado em fotos de 30 anos atrás. Será?

Ksanfomaliti diz que nas fotos tiradas pela sonda Venera 13, feitas em 1982, é possível ver um disco, uma onda negra ou, com um pouco de imaginação, até um escorpião. Em seu artigo, ele diz que os objetos “emergem, flutuam e desaparecessem” em fotos tiradas em diferentes momentos, em vários pontos de vista.

A afirmação mais surpreendente do artigo (e que o próprio autor acha ousada) é que se a gente esquecer tudo que impede a vida em Vênus, até que era possível – é mesmo?

Por “tudo que impede a vida em Venus” quero dizer: a pressão quase 92 vezes maior que a da Terra e um lugar feito de ácido as altíssimas temperaturas, acima de 630ºC.

Na verdade, alguns micróbios até superam os dois primeiros problemas, mas cientistas acreditam que o máximo de temperatura para haver vida é de 150ºC. Depois disso, o DNA se desintegra.

Por enquanto, você pode manter a fé ou esperar a ciência obter mais dados, mas a probabilidade de vida em Vênus continua bem baixa.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A educação de nossos filhos





Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.

Pao de queijo de forma







Bateu uma vontade louca de comer pão de queijo, mas bateu também aquela preguicinha?
Seus problemas se acabaram-se! Esse bolo tem puro sabor de pão de queijo, é super fofinho e não dá trabalho nenhum. Você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 250g de polvilho azedo
  • 1 xícara de queijo ralado (pode ser parmesão, minas... eu usei coalho)
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de café de orégano
  • 1 colher de sopa de fermento
  1. Bata no liquidificador: leite, óleo e os ovos
  2. Transfira para uma tigela e acrescente o polvilho, misture bem
  3. Junte o queijo, o sal, o orégano e misture até incorporar tudo
  4. Por último acrescente o fermento e misture delicadamente
  5. Transfira para uma fôrma de bolo inglês untada e enfarinhada ou uma fôrma de buraco no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até ficar bem douradinho 
Eu polvilhei parmesão ralado e orégano por cima só pra fazer uma frescura. Essa receita é da minha vó Gildete e eu adaptei algumas coisinhas...E posso falar? Virei fã. 
Meu filhote adoooraa!!!
Vamos lá! 




terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DEPRESSÃO INFANTIL





A depressão é um dos mais significativos problemas no mundo atual, e a sua incidência tem aumentado exponencialmente. Ela reflete o desequilíbrio não só das pessoas em si, mas também de nossa sociedade e de nosso meio ambiente. Atualmente a depressão, tornou-se comum em crianças. A depressão é uma doença séria e pode contribuir para várias alterações como o isolamento das crianças, baixo rendimento escolar, baixa-estima e até mesmo uso de drogas como tentativa de sentirem-se melhor. Provavelmente por estarem em desenvolvimento, não têm capacidade para compreender o que acontece internamente e, com freqüência, ela apresenta comportamentos agressivos.
 Sintomas da depressão conforme a faixa etária.

 
                                       SINTOMAS

      Geral

A criança apresenta traços de isolamento, melancolia, tristeza, chora muito, tem problemas para dormir ou dorme em excesso, é obesa ou simplesmente sem nenhum apetite;
Nos bebês os sintomas mais comuns são perda de peso, rosto sem expressão, falta de apetite, dificuldade para adquirir peso, insônia, rejeição ao contato humano, choro insistente, diminuição de movimentos e atraso no desenvolvimento da linguagem;
       0 a 6
A criança depressiva pode apresentar mudanças súbitas de humor, sentir insistentes dores - principalmente de cabeça - alterações de apetite e sono, tristeza, falta de amigos e coordenação motora retardada.
      7 a 13
Nesta idade as crianças já começam a reclamar, perdem o interesse por determinadas atividades que antes gostavam, se dizem tristes e infelizes, podem somatizar problemas. Muitas vezes, isso chega a provocar doenças sérias como úlceras. São quietas e, em geral, choram com facilidade, têm dificuldades para dormir ou dormem muito, se denominam feias e afirmam fazer tudo da maneira errada. Irritabilidade, baixa-estima, culpa, cansaço e baixo rendimento escolar também são sintomas característicos.
     14 a 17
Alteração do humor, ansiedade, agressividade, baixa-estima, uso de drogas ou álcool, forte sentimento de culpa, relacionamento social distante, falta de apetite e concentração, medo, insegurança, sentimento de fracasso, acham que a vida não tem sentido, rebeldia e acentuada tendência ao suicídio.
A incidência de depressão infantil tem aumentado consideravelmente. Estudos revelam que tem sido, cada vez mais cedo à concorrência de um episódio depressivo, ou seja, cada vez mais crianças menores apresentam sintomas de depressão. Os estudos mostram ainda que a criança que sofreu de depressão na infância, tem mais chances de apresentar futuras crises de depressão.
As crianças ficam deprimidas, tão freqüentemente e tão profundamente, quanto o adulto. Muitas vezes, os comportamentos da criança deprimida são confundidos e interpretados de maneira errônea pelos pais.
Corrobora-se com Cruvinel (2005) que às vezes, a criança passa a ser vista como agressiva, hiperativa, ou agitada, tímida, preguiçosa ou distraída. Outras vezes, os pais não dão a importância necessária para o problema da criança, alegando: “vai passar logo” ou “está querendo chamar a atenção”, contudo, é preciso levar a sério os sentimentos da criança, pois suas emoções são tão intensas quanto às emoções do adulto.
Além disso, esses transtornos podem afetar consideravelmente o futuro dessas crianças, também em âmbito escolar, familiar e social. Muitas das ocorrências de fracasso escolar em crianças, estão intimamente relacionadas à transtornos emocionais como a depressão. Cabem aos pais, professores, psicopedagogos observarem o comportamento das mesmas e perceber sua emoção através de alguns sinais que a própria criança apresenta, como a perda de peso, o isolamento, a irritação, entre outros.
É importante também ouvir a criança, vendo a situação sob a sua ótica e, em seguida, procurar ajudá-la a encontrar novas estratégias de resolução do problema, novas alternativas de se ver aquela mesma situação, tornando-a mais flexível cognitivamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BALLONE, G. J. Médico psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP: Disponível in: www.psiqueweb.med.br, 2003.