sábado, 28 de janeiro de 2012

Guarda compartilhada


Um filho, Duas casas 

Como hoje é sábado, muitos dos meu alunos e filhos de amigas separadas foram passear na casa do papai.Pelo bem de criança, muitos casais separados optaram pela Guarda Compartilhada.
Essa semana foi assunto na minha turminha.Vamos entender um pouquinho?
Guarda compartilhada
O QUE É? Trata-se de um tipo de guarda aprovada em 2008 na qual tanto o pai quanto a mãe permanecem responsáveis pelos filhos, ficando a cargo de ambos as principais decisões relativas à criança.
QUAIS AS OBRIGAÇÕES E DEVERES DE CADA GENITOR? Pai e mãe devem compartilhar as questões relativas à saúde, educação e formação dos filhos. Em relação ao convívio, a frequência deve ser estipulada em um acordo amigável ou em juízo. É comum haver uma “democratização” do tempo de ambos os pais com os filhos e essa divisão não precisa ser exatamente igual para cada um. A pensão alimentícia continua existindo, mas, na medida em que a criança passa mais tempo com os dois genitores, pode haver uma negociação para redução do valor em relação ao que seria pago na guarda unilateral.
COMO OBTER ESSA GUARDA? Pode ser obtida em acordo ou ser legalmente requerida, ficando a cargo do juiz a decisão.
TÃO LONGE, TÃO PERTO
Quando o editor de livros Analdino Paulino Neto, 56 anos, e a assistente odontológica Cássia Marciano, 36, decidiram se separar, a filha Amanda tinha 2 anos. Os seis anos seguintes foram de brigas e disputas judiciais. Neto lutou para obter a guarda compartilhada, mas foi em vão. Até que, aos 8 anos, a própria Amanda pediu à mãe para ficar mais com o pai. O ex-casal finalmente entrou em acordo e dividiu a guarda da menina. Nessa altura, Neto já morava em São Paulo enquanto a filha continuava em Goiânia. Mesmo assim, a relação ficou mais próxima. As visitas variam conforme o trabalho de Neto, mas ele faz questão de ir a Goiânia pelo menos uma vez por mês. Em fevereiro, no aniversário de 12 anos da filha, todos se reuniram outra vez: o ex-casal, a filha e ambas as famílias. Cássia reconhece hoje a felicidade de Amanda e está satisfeita com o novo modelo que a família escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiee! Gostou de algo? Esta com duvidas? Quer sugerir? fique a vontade!