quarta-feira, 14 de março de 2012

Origami


Criatividade, paciência e uma simples folha de papel. Essas são as ferramentas básicas para fazer um Origami, a arte de dobrar papel.

Não se conhece ao certo a origem do origami, mas se sabe que as primeiras dobraduras eram utilizadas em cerâmicas xintoístas. Introduzida pelos imigrantes japoneses no Brasil a dobradura já está inserida na Decoração de Ambientes, em Terapias e também como Instrumento Educativo.
Akira Yoshizawa é considerado o grande mestre do origami no mundo. Nesta quarta-feira ele faria 101 anos.
Tido como pai do origami moderno, Yoshizawa - falecido em 2005 - afirmava ter criado mais de 50 mil modelos, alguns dos quais foram eternizados nos 18 livros que publicou. Mais do que modelos, o japonês criou instruções que há 50 anos são usadas como padrão em obras do gênero.

Yoshizawa também criou uma série de técnicas para quem faz origami, como owet folgding ("dobradura molhada", em tradução livre), usada para garantir curvas aos origamis essencialmente geométricos. "Meu origami, em consonância com as leis da natureza, requerem geometria, ciência e física", afirmou o artista certa vez, segundo o blog oficial do Google.
A carreira do japonês começou quando tinha 20 anos, inicialmente paralela ao trabalho em uma fábrica, que depois largou para dedicar-se somente ao origami. Em 1955, após uma exposição em Amsterdã, ganhou fama internacional.

Gostaram ?
Beijinhos de luz!
Tia Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiee! Gostou de algo? Esta com duvidas? Quer sugerir? fique a vontade!